domingo, 19 de agosto de 2012

Ondas Periódicas


1. ONDAS PERIÓDICAS

Quando um pulso segue o outro em uma sucessão regular tem-se uma onda periódica. Nas ondas periódicas, o formato das ondas individuais se repete em intervalos de tempo iguais.


- Amplitude é uma medida escalar não negativa da magnitude de oscilação de uma onda.

- Comprimento de onda, grandeza representada por λ (letra grega lâmbda), corresponde a distância entre dois vales ou duas cristas consecutivas, ou ainda, a menor distância entre dois pontos que oscilam em concordância de fase.

- O ponto mais alto da onda chama-se crista, e o ponto mais baixo denomina-se vale.
- O período de uma onda é o tempo que se demora para que uma onda seja criada, ou seja, para que um comprimento de onda seja criado. O período é representado pela letra T.
- A freqüência representa quantas oscilações completas uma onda dá a cada segundo.

- Unidades NO SI:
                    Período (T) = segundos (s)
                     Freqüência (f) = hertz (Hz)

2. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE UMA ONDA
EXERCÍCIO

01. A figura representa uma onda periódica que se propaga numa corda com velocidade v = 10 m/s. Determine a freqüência dessa onda e a amplitude.

02. Uma onda se propaga ao longo de uma corda com freqüência de 60 Hz, como ilustra a figura.

a) Qual a amplitude da onda?
b) Qual o valor do comprimento de onda?
c) Qual a velocidade de propagação dessa onda?

03. (UNESP) A sucessão de pulsos representada na figura a seguir foi produzida em 1,5 segundos. Determine a freqüência e o período da onda.

04. (UFRJ) Um trem de ondas periódicas, de comprimento de onda λ = 100 m se propaga no oceano com uma velocidade de 30 m/s.

05. Uma onda desloca-se na superfície de um lago com velocidade de 0,3 m/s. Sabendo que o comprimento de onda é 0,6 m, determine quantas vezes por segundo um pedaço de madeira que flutua neste lago vai realizar um movimento de "sobe-desce". Isso corresponde a perguntar qual é a freqüência deste movimento oscilatório, em hertz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário